Atualidades

Setembro Vermelho: Alerta para doenças cardiovasculares

Por Thais Cavalcante

logo_setembro_sigaseucoracao

Agosto finalmente terminou e começamos um novo mês com uma missão muito importante a cumprir. É que em Setembro comemoramos o dia mundial do coração, e com o intuito de alertar a sociedade sobre as doenças que mais causam mortes no Brasil e no mundo, as cardiovasculares, teremos o Setembro Vermelho (primeira data colorida do nosso calendário).

O alto índice de colesterol no organismo é o grande vilão por ser uma das principais causas das doenças cardiovasculares, como o derrame e infarto, e por isso vamos falar um pouquinho dele e de como você pode evitá-lo.

colesterolPrimeiramente é bom esclarecer que existe o bom e o mau colesterol. Neste caso o primeiro (também conhecido como HDL) é responsável por levar o excesso de colesterol (um tipo de gordura) para o fígado para que seja eliminado pelo intestino. Já o LDL, ou mau colesterol, deposita o colesterol nas paredes das artérias, podendo entupir os vasos.

Como é uma substância produzida em sua maior parte pelo próprio organismo, é importante manter os níveis em equilíbrio para que as doenças passem bem longe de nós! E para isso é essencial fazer exames, aqueles simples de sangue, que te indicarão como andam suas taxas.

Para evitar o colesterol elevado é indicado diminuir a ingestão de alimentos gordurosos, laticínios e derivados integrais: como leite integral, queijos de coloração mais amarela, manteiga e requeijão, além de carnes gordas, como lombo de porco, picanha, cupim e embutidos.

Caso seus níveis já estejam altos, procure fazer atividades físicas periodicamente e mude sua alimentação, adicione itens como: óleos vegetais (é necessário ingerir grandes quantidades desses alimentos para alcançar reduções significativas no colesterol), farelo de aveia, azeite extra-virgem, salmão, castanha-do-pará, linhaça, brócolis, abacate, laranja e chocolate amargo.

boa-gordura

Cuide-se! ;)

Atualidades

Culinária paraibana chega a grandes eventos

Por Thais Cavalcante

Falamos aqui que o top chefe Alex Atala e nosso amigo e parceiro João Barreto marcariam presença no Sabor Rural, lembra? Pois é, o evento foi um grande sucesso e o chefe Barreto nos contou tudinho que aconteceu lá e nós trazemos em primeira mão pra você.

Cartaz

Com o tema central “identidades da terra”, palestrantes como Mara Sales, Flávia Quaresma, André, Alex Atala e Cumpade Barreto dissertaram sobre assuntos diversos. Nosso chefe representando a Paraíba, falou sobre “Sangue Branco: a importância do leite na existência humana” e mostrou as várias funções do leite para o indivíduo.

Como seu gosto pela culinária começou na infância, quando acordava cedinho para ir tomar leite no curral com o avô, o tema caiu como uma luva. Começou a palestra representando as curandeiras que produziam o leite ferrado e fabricou, ali mesmo, o produto que era muito usado aqui no nordeste para curar doenças.

11937895_940972085965571_1195972916_nDepois, trouxe para pauta a importância e influência do leite na agricultura familiar nas pequenas propriedades através da fabricação de seus derivados, dos quais, para o chefe, estão ganhando cada vez mais maior valor dentre os grandes restaurantes que atuam nos centros urbanos.

“Acredito que fiz o papel de casa direitinho representando a nossa Paraíba e os nossos sabores rurais” exclama com entusiasmo o chefe João Barreto, que adorou o evento e acredita que ele só trouxe benefícios a nosso Estado trazendo maior visibilidade da nossa culinária para o país.

E não para por ai! O chefe ainda marcará presença no coração pantaneiro com a exposição de um workshop sobre a produção do nosso famoso picado e buchada, agora entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro, e no dia 10 estará em Pipa-RN expondo uma aula show.

Atualidades

Bistrô Lis recebe Benício e Melo

Por Thais Cavalcante
e1a94ce09f20150829124242
Proprietários da Finger Gutenberg e Chiara Melo ao lado: Daniela, Monica, Juliana e Geuba.

A noite da última quinta feira (27) o Bistrô Lis teve o prazer de celebrar ao lado das parceiras do escritório de arquitetura, design e interiores Benício Melo, a arte do encontro. Transformando os ambientes da Finger em um “lounge”, os amigos, parceiros e clientes puderam desfrutar de uma noite super agradável a “luz de velas”.

O Buffet ficou por conta do querido chefe Francisco Abrantes que, como sempre, caprichou no cardápio. Ao som de boa música, os presentes tiveram o prazer de celebrar o sucesso do escritório que há seis anos desenvolve um excelente trabalho personalizado e de qualidade pelas arquitetas e irmãs Daniela e Juliana Benicio e a designer Monica Melo.

216d7b43db20150829115757E se não bastasse, a noite ainda contou com a deliciosa culinária oriental do nosso super parceiro, o Sushi Man Júlio César Dutra da Sapore. Os sushis estavam elogiáveis!

E como diria Vinicius de Moraes: “A vida é a arte do encontro.”

 

Atualidades

Te contei? Miss Nat: Uma história de sucesso

Graciosas, lindas e cheias de sonhos, não temos medo da vida, muito menos de vive-la! Nós mulheres possuímos uma capacidade incrível de “fazer acontecer“, mesmo em meio aos obstáculos que surgem, nos mantemos firmes conquistando espaço nas mais diversas áreas. Enganam-se os que ainda acham que o mundo dos negócios é uma exclusividade masculina, de acordo com a especialista em empreendedorismo feminino Ana Fontes, hoje no Brasil, cerca de 45% dos pequenos negócios são administrados por mulheres.

11911482_873338662760738_1043095565_n

Natália Gadelha destacou-se no mercado como uma empreendedora de sucesso. Ela possui  trinta anos e é formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba. Especializou-se em Marketing de Moda pela Universidad de Belgrano em Buenos Aires, e planejamento de marketing pela Universidad de Palermo também em Buenos Aires. Sua empresa de acessórios exclusivos e personalizados Miss Nat, foi eleita pelo Sebrae no ano de 2013 como uma das 10+ marcas de sucesso do Estado no caráter inovação, e vice-campeã do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2014. 

Seu desejo empreendedor surgiu devido uma necessidade pessoal, “Eu adorava acessórios, mas nunca encontrava algo como queria, realmente personalizado e exclusivo, especial para um dia especial, sabe? Então comecei a produzir minhas próprias peças, e as amigas foram cada vez mais gostando. Pensei então que essa seria uma boa oportunidade de negócio, e resolvi investir”, conta Natália.

erika 1

Uma das primeiras coisas pensadas por ela foi como a marca seria percebida e recebida pelo mercado, assim investiu na criação de uma logomarca e em toda a identidade visual. Os negócios começaram pela internet com uma loja virtual, a divulgação foi realizada através das redes sociais. Com o tempo, os pedidos foram crescendo e poucos meses após o lançamento da marca, Natália abriu um atelier para melhor receber suas clientes. Desde  então as coisas foram acontecendo de uma forma muito positiva, sua marca ganhou destaque nacional através da Rede Globo, onde foram produzidas peças exclusivas para novelas da emissora.

Grande parte da comunicação com suas clientes ainda acontece por meio das redes sociais, “Somos totalmente a favor da tecnologia para encurtar espaços, atender de forma personalizada, tirar duvidas e ajudar na construção dos melhores looks, tratamos nossas clientes como pessoas únicas e especiais”, diz Natália.

atelierrrr

missnat.com.br

Para as pessoas que estão começando a empreendedora  deixa a dica: “Nunca desista de algo que você não consegue ficar um dia sem pensar, as vezes é difícil trocar o trabalho certo (e que muitas vezes não nos realiza) e arriscar pelo empreendedorismo, que muitas vezes é incerto, e cheio de dúvidas. Vale a pena correr o risco sim, de forma planejada e orientada. Ler, pesquisar, estudar sobre a área e receber dicas de  outros profissionais nunca é demais”. O papel da mulher na gestão de negócios é fundamental, o primeiro passo para que tudo dê certo é acreditar no poder de transformação e seguir em frente.

ERIKA

Atualidades

Corrigindo Imperfeições

Se o seu problema for clareamento dentário, correção de tamanho ou até mesmo diminuição do espaço entre os dentes, é preciso ficar de olho nas novas técnicas da odontologia estética. A opção das lentes de contato apresenta ao paciente, através de finas lâminas, um sorriso impecável que pode durar até uma década.

As lentes são estruturas ultrafinas coladas na face frontal dos dentes e, com apenas 0,2mm de espessura, possibilita a correção de pequenos problemas. Além dos exemplos já citados a sua aplicação ajuda a melhorar dentes quebrados, desgastados ou desalinhados.

upload_2015-04-28_at_4.48.30_pm

Também podendo ser confeccionadas com resina, as lâminas que apresentam maior resistência são as de porcelana, com duração de até dez anos. Quando usadas para encobrir manchas, o clareamento dentário deve ser feito antes da aplicação das lentes e não é necessário manutenção constante, visto que a faceta é resistente e se torna parte integrante dos dentes.

Segundo a Dra. Rafaella Sousa, o processo de aplicação da lente é simples. “Elas são coladas ao dente com um cimento resinoso. Como são extremamente finas, é recomendável fazer uma prévia seleção da cor do cimento para que este esteja de acordo com o esmalte do dente”, explica.

Esse método estético de reparação é contraindicado para pacientes que apresentam o hábito de roer as unhas, ranger os dentes ou morder objetos como pontas de caneta. Nesses casos, facetas mais grossas são ideais. Em relação aos cuidados, são idênticos aos que se deve ter com dentes naturais. Além disso, não precisa evitar o consumo de nenhum tipo de alimento ou bebida.

Essas e outras matérias você lê na nossa 36ª edição da Lis ;)