Atualidades

Parklets em Campina Grande!

Recentemente muito se tem falado em Parklet para se referir a determinado local em uma cidade, certo? E caso você ainda não tenha conhecimento do que o termo significa, calma, nós explicamos o que eles são, para que eles funcionam e aonde eles estão localizados em Campina Grande!

14956048_1266348090095822_8804714623564499876_n

Foto 01. Parklet temporário da rua Irineu Joffily (Reprodução: Facebook/La Suissa).

Após a Revolução Industrial, as cidades começaram a crescer e os espaços para carros começaram a ser priorizados. Pouco ou quase nada era feito para que houvesse uma maior interação entre a sociedade e o meio urbano. Pensando nisso, e após um movimento de moradores de San Francisco, nos Estados Unidos, conhecido como Parking Day, em 2003, surgiu a ideia de usar a vaga de um carro durante um dia como uma forma de discutir a existência de espaços dedicados a pessoas.

Seguindo essa ideia, um escritório de arquitetura e urbanismo de San Francisco, no ano de 2010, denominado Rebar, através do ítalo-brasileiro Suzi Bolognese, à época designer recém graduada, criou o primeiro Parklet. Projeto que lhe rendeu o prêmio Green Innovate Design.

De acordo com os arquitetos Roberto Carlos Alves e Vilâni Holanda, dois dos responsáveis pela releitura dos Parklets no Centro de Campina Grande, essas estruturas nada mais são do que do que espaços de convivência – temporários ou permanentes – instalados em áreas de grande circulação de pessoas e que ocupam espaço de duas vagas reservadas ao uso de estacionamento público de veículos. O principal objetivo da instalação dos Parkles é ampliar a oferta de espaços públicos, criar um novo cenário para as ruas e estimular processos participativos.

parklet

Foto 02: Estrutura dos Parklets, que ocupam duas vagas de estacionamento, em Belo Horizonte, Minas Gerais. (Foto/Divulgação: Gustavo Werneck)

A tendência dos Parklets tem sido seguida em todo o mundo em virtude da necessidade da população em encontrar espaços públicos ao ar livre para sentar-se relaxar, ler e conversar. Ainda de acordo com os arquitetos, nesses espaços é comum encontrar mesas com cadeiras ou banquetas, bancos, jardineiras, bicicletários e livros para leitura no local. Os Parklets melhoram a paisagem urbana e fazem com que alguns lugares se tornem melhores para se viver e conviver, oferecendo estruturas inusitadas com mobiliários urbanos que visam agregar arte, acessibilidade e incentivar a “mobilidade urbana”.

banc

Foto 03 – São Paulo – Parklet – Fábio Arantes/ SECON Foto 04 – Parklet nos EUA – Divulgação

Aqui em Campina Grande existem quatro parklets permanentes na rua Maciel Pinheiro, instalados e mantidos pelo poder público, e um temporário, na rua Irineu Joffily. Segundo Vilâni, os parklets instalados na Maciel Pinheiro, por não haver interesse da iniciativa privada até o momento em modernizar e mantê-los, em função da falta de informação, encontram-se subutilizados e sem atrativos que agreguem beleza e funcionalidade. Já em relação aos parklets temporários, com designers contemporâneos, a informação que se tem até o momento é de que em breve um outro será instalado, também na rua Irineu Joffily, em frente ao restaurante La Cucina.

banc1

Foto 05 e 06: Parklets na rua Maciel Pinheiro, no Centro de Campina Grande (Foto/ Roberto Alves)

A releitura dos parklets permanentes em Campina Grande é um projeto acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Maurício de Nassau e tem como equipe responsável Álvaro Dantas, Asafe M. L. Nascimento, Elias Conrado, Roberto Carlos Alves, Vilâni Holanda e como orientada, Raissa Cristina.

Atualidades

Black Mirror, o sucesso do momento!

É quase impossível você, ao utiliza suas redes sociais, não se deparar com publicações referentes a ‘Black Mirror’. Para quem não sabe, Black Mirror nada mais é do que uma antologia distopica, aclamada pelo público e pela crítica, que estreou na TV Britânica em 2011 com três episódios e ganhou popularidade no Brasil este ano após ser comprada pela Netflix. O motivo de tanto sucesso? Ela é perturbadora e a gente te explica como!

Black Mirror já está em sua terceira temporada e os episódios da trama retratam, sempre com histórias e personagens diferentes, possíveis influências negativas que a evolução da tecnologia traz para a sociedade.

A série se passa em uma realidade alternativa similar a dos dias atuais e tem como característica a capacidade de gerar uma espécie de paranoia tecnológica relacionada a maneira como a interface digital está se fazendo presente na vida das pessoas.

Sem_Título-3 Resolvemos selecionar os três melhores episódios de todas as temporadas. A lista é subjetiva e está aberta a discussões. Confira abaixo o resumo de cada um deles:

1. TODA SUA HISTÓRIA (1ª temporada; ep. 03)

grant_channel4_blackmirror103_6403

No futuro, todos têm acesso a um implante de memórias – através de um microchip – que grava todas as nossas lembranças para que possamos repetir reiteradamente. Um conceito original, simples e tecnológico que, para o protagonista do episódio, se transforma em um pesadelo de infidelidades, ciúmes e um casamento acabado.

2. VOLTO JÁ (2ª temporada; ep. 01)

bright (1)

Através de um serviço que permite que permite que pessoas mantenham contato com seus entes falecidos, Martha reencontra seu marido morto recentemente em um acidente. Esse episódio passa uma mensagem sobre tecnologia e sentimento, mostrando tanto o lado otimista quanto o lado pessimista do poder da era digital. O amor perdido fisicamente ganha forma de androide e provoca reflexões no telespectador.

3. QUEDA LIVRE (3ª temporada; ep. 01)

1477475621_736580_1477480421_sumario_normal_recorte1

Muita tecnologia e uma mulher desesperada para ser notada nas redes sociais. A mensagem que esse episódio passa não poderia ser mais atual. O capitulo causa um verdadeiro terror justamente porque nos reconhecemos nele. É muito presente. Na distopia retratada, seu “score” nas redes sociais é predominante para o seu papel na sociedade. Os que têm muitas curtidas – representadas na trama como notas altas – são privilegiados com salas VIP, descontos no aluguel e amigos populares. Os que têm notas baixas são afastados da sociedade.

Atualidades

O que usar no Garota White?

Um dos shows mais esperados deste ano, aqui em Campina Grande, com certeza é o Garota White – festa comandada pelo cantor Wesley Safadão e que já é sucesso em várias cidades do Brasil. Na Rainha da Borborema o evento acontece pela primeira vez e o tema da festa, como o próprio nome já diz, sugere que todos usem roupas brancas.

Para ajudar você a escolher um look total white separamos algumas inspirações para ajudar você a montar a sua produção. Apesar de, para muitas pessoas, não ser nada fácil compor um look totalmente branco, o branco é chic e deixar qualquer um mais elegante e iluminado. 

balada2 yeye

O segredo também é apostar em texturas diferentes como aplicação de renda, por exemplo, franjas e pedrarias. Ahhhhh, não esqueça dos brincos e das pulseiras! ;)

 

 

Atualidades

Como calcular a quantidade de bebidas para sua festa?

bebidas_15anos

Atire a primeira pedra quem não gosta de receber amigos e familiares para uma festa! Seja qual for a comemoração, celebrar ao lado de quem amamos é sempre muito bom. Entretanto, para que corra tudo dentro dos conformes e sua noite seja perfeita, é necessário que todos os detalhes sejam cuidados com antecedência. Principalmente quando se trata de bebidas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantíssimas para você não errar na hora de ir às compras. A quantidade de bebidas é calculada em cima do número de convidados e do tempo de duração da festa. Pegamos como exemplo uma festa com duração de quatro horas. Confira os resultados e use-os como referência para seu evento!

Sem_Título-3

Em relação aos copos, calcule de dois a três por pessoa, no caso dos de vidro. E de quatro a cinco se forem de plástico. Caso a duração da festa ultrapasse as 4 horas e se estenda para de 4 a 12 horas a quantidade de bebidas por pessoa sugerida acima deve ser duplicada. É importante ficar atento também as estações do ano. Tem épocas, como o inverno, que o consumo do vinho pode aumenta; já no verão a tendência é que os espumantes e as cervejas sejam as bebidas mais populares na festa.

 Ah, considere também escolher algumas bebidas sem açúcar ou sem álcool. Isso porque pode haver algum convidado na festa com algum tipo de restrição e é elegante ter algumas opções disponíveis desse tipo de bebida caso seja preciso e necessário.

 Por fim, não esqueça de comprar bastante gelo. Pelo menos um 1kilo de gelo em cubos para cada litro de destilado e bebidas em geral é o recomentado para que sua festa seja um verdadeiro sucesso.

 

Atualidades

O nude está em alta!

O nude está conquistando novamente o lugar de queridinho na boca das famosas! No lançamento da nova trama da Rede Globo, Rock Story, a próxima novela das 19h,  a atriz Alinne Moraes que interpretará a personagem Diana, roubou a cena com uma make marcante. O destaque ficou por conta da cor escolhida para a boca – o Mousse Labial Terra Vibrante, da coleção Make B. Africaníssima de O Boticário.
unnamed (2)